A paciência completa a fé

quarta-feira, 29 de agosto de 2012 Diego Tales


“Sobre tuas muralhas, Jerusalém, coloquei vigias; nem de dia nem de noite devem calar-se. Vós, que deveis manter desperta a memória do Senhor, não vos concedais descanso algum e não o deixeis em paz, até que tenha restabelecido Jerusalém para dela fazer a glória da terra” (Is 62,6-7).
Irmãos e irmãs, não é verdade que nós cristãos e, sobretudo os intercessores, de um modo ou de outro, precisamos reconhecer-nos nessas palavras da Sagrada Escritura?
Sim! A Palavra de Deus neste trecho do livro de Isaías nos ensina que não devemos esmorecer e que é necessária a persistência em pedir e em esperar até que a ação de Deus aconteça naquela situação que durante a nossa intercessão apresentamos para o Senhor. O intercessor deve permanecer com esperança e disposição, enquanto aguarda com paciência o agir de Deus em Seu tempo e segundo a Sua vontade.
Quando permitimos que a fé e a paciência atuem simultaneamente contribuímos para que a ação de Deus se torne possível, e confiantes na expectativa de que Ele vai cumprir Suas promessas, passaremos a ver em nosso meio os frutos da intercessão.
“Desejamos, apenas, que ponhais todo o empenho em guardar intacta a vossa esperança até o fim, e que, longe de vos tornardes negligentes, sejais imitadores daqueles que pela fé e paciência se tornam herdeiros das promessas... Abraão, esperando com paciência, alcançou a realização da promessa” (Hb 6,11-12.15).
Pedir, esperar e obter são três atitudes muito importantes que contribuirão para desenvolver a paciência para esperar o cumprimento das promessas de Deus em nossa vida e em nosso Ministério. São Paulo ensina que devemos aguardar o cumprimento da nossa oração não apenas através da fé ou somente através da paciência. Mas através da fé e da paciência. Estas duas virtudes são necessárias para se alcançar, ou seja, para que as promessas de Deus para nós deixem de serem apenas promessas e passem a ser vistas como um fato realizado.
É a paciência ou perseverança que vai viabilizar o cumprimento da nossa intercessão. A fé libera o poder de Deus, mas é a paciência que mantém a fé agindo o tempo necessário para que este poder continue a ser liberado até obtermos o que pedimos na intercessão.
Precisamos ter consciência que o tempo certo é o tempo de Deus e para vivermos esse tempo é necessário esperar; Deus se utiliza dessa espera para nos amadurecer e nos formar.
No entanto, este tempo entre a intercessão e o cumprimento precisa ser bem cultivado pelo intercessor que espera com fé. É necessário que a Palavra de Deus esteja presente na sua vida, no seu dia-a-dia para alimentar a esperança e a fé.
Ainda que inicialmente você não veja nenhum sinal que evidencie que a sua intercessão foi ouvida pelo Senhor, não perca a esperança. Acreditar que o Senhor vai atender a sua intercessão é como plantar uma semente na terra. Se a semente for zelosamente cuidada, regada e adubada, com o tempo ela vai nascer e dará frutos. Você pode regar e adubar a sua semente através do louvor, da adoração, da vivência dos Sacramentos, do jejum etc. Desde o dia que você plantar até o dia que você for colher os frutos da sua intercessão, adube e regue a sua semente com o adubo da oração e a água do Espírito e espere com paciência e com fé o cumprimento das Promessas de Deus em sua vida.
“Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á” (Mt 7,7-8).

Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão

0 comentários:

Postar um comentário