“Outrora éreis trevas, mas agora  sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto  da luz é bondade, justiça e verdade. Procurai o que é agradável ao  Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas;  pelo contrário, condenai-as abertamente. Porque as coisas que tais  homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isto, ao  ser reprovado, torna-se manifesto pela luz."  Ef 5, 8-13
 Proceder dos filhos de Deus
 Nós costumamos ler esta passagem para  justificar a nossa atitude ao denunciar as coisas erradas que os outros  fazem, porém esquecemos um detalhe muito importante: só quem é luz pode  lançar luz sobre as circunstâncias e sobre os outros. Se a treva tem a  pretensão de lançar luz, ela só lançará mais trevas, gerará confusão,  discussões, julgamentos arbitrários e divisões.
 Como saber se somos luz?  Como saber se  temos autoridade espiritual para denunciar o erro? Essa passagem de  Efésios nos esclarece, ao dizer: o fruto da luz é bondade, justiça,  verdade. Se estivermos agindo com bondade, realmente querendo a  edificação dos outros e não estamos agindo por vingança, por despeito,  para ver os outros se darem mal, então estamos na luz. Se estivermos  agindo com base na verdade e não nos boatos, nas suposições, nos  preconceitos, então estamos na luz. Se formos justos, dando aos outros o  direito que eles têm à dignidade e ao respeito, então estamos na luz.  Estamos na luz quando seguimos os ensinamentos daquele que á a Luz, a  Verdade, a Vida, quando o amamos e colocamos sob seu Senhorio toda a  nossa vida.
 Devemos denunciar as obras das trevas,  não nos calarmos, mas lembremos: a luz só se derramará sobre a situação  denunciada se nós formos luzes. Para os seguidores de Jesus Cristo é  assim, tudo deve ser feito com coerência de vida e testemunho, com  profunda adesão ao evangelho e com temor de Deus.
 ORAÇÃO: Senhor, envia  teu Espírito para santificar as motivações do meu coração e as  justificativas que eu dou para fazer as coisas. Que eu possa sempre ter  como justificativa dos meus atos o desejo de fazer a tua vontade,  segundo a tua Palavra e os teus ensinamentos. Que o Espírito Santo  revelador venha em todos os momentos me revelar como a tua Palavra se  coloca diante das situações e explica os acontecimentos. Amém.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
JESUS C. 'FONTE DE ÁGUA VIVA'




0 comentários:
Postar um comentário